a sissi ficou sem amigo!

Soube hoje. Fiquei triste. O "fofinho", um amigo da sissi, morreu. Tinha dois anos no máximo. Tudo indica que foi atropelado...demorou horas....bem, nem vale a pena pormenores. Ele andava em casa e na rua, a Sissi não está autorizada a sair de casa. Desde pequena já vi muitos gatos a morrer do mesmo motivo.De dezenas e dezenas, só um morreu de velhice... Aqui ficam as únicas fotos do fofinho, em homenagem.

Uma foto do panorama geral da festa das lanternas. Esta é a Praça do Leal Senado, que é a praça principal de Macau.


As crianças transportam na mão umas lanternas. As tradicionais são de papel com uma velinha dentro; as mais modernas até tomam a forma de action man ou hello kitty de plástico, insuflados, como se vê em Portugal nas festas populares, que tem uma luz dentro e até som (irritante como as das luzes que se colocam nas árvores de natal).

(a foto não está 100%, mas foi a única que consegui captar nesta noite)

Mostra o teu lado lunar!

Já lá vai quase um mês. Encomendei ao gato amarelo para que alimentasse este espaço, mas vejam...ele simplesmente está de costas o tempo todo! Não há paciência.
Bem, tenho de ser eu a pôr ordem na casa. De novo em Macau, torna-se sempre complicada a adaptação. Ora estive cá e tive de adaptar-me, ora em Portugal tive de adaptar-me a outro local, ora volto e tenho de adaptar-me novamente. Não é brincadeira. É que este ambiente é mesmo diferente, e está a mudar todos os dias. Continuo a andar de mapa na mão para evitar dar grandes voltas. O calor esse continua na mesma, apesar de nos últimos dias o tufão Francisco andar a aqui a causar umas chuvas torrenciais, mas nada de especial. O Francisco decidiu não vir para estes lados.
Amanhã é feriado aqui por causa do Festival das Lanternas e do Bolo Lunar. É tradição oferecer bolo lunar nesta altura (foto) e as ruas estão iluminadas com lanternas de várias cores e feitios. Esta festa tem uma lenda associada, mas é um pouco longa não vou contá-la, mas posso dizer que está relacionada com a celebração dos camponeses pelos esforços no campo. É celebrada em todas as comunidades chinesas no 15º dia do calendário do ano lunar, portanto por esta altura.
Enjoy it!


(é um bolo doce, um pouco pastoso e tem ovo cozido dentro:)

Obrigada

Já me apropriei do gato amarelo que se encontra neste blog. Apropriei-me dele porque tinha de o colocar em algum lado, em que o pudesse contemplar e achei este lugar virtual o ideal, para já. Obrigada Cláudia Assis por este belo gato amarelo, que também sai à noite (mais do que a dona! :)) beijinhos, S