Caligrafia chinesa é pura arte e filosofia...por Sandra Gomes



Para saber mais:
http://taichungpou.blogspot.com/2008/02/assembleia-rene-amanh-para-interpelar.html

Lai Si

A tradição diz que o Lai Si (envelope vermelho com dinheiro) deve ser dado a solteiros, mas acontece que pelo facto de ser simbolo de boa sorte, quase toda a gente acaba por receber. É uma tradição gira, até porque as pessoas têm prazer em dar, mesmo que isso signifique gastar muito dinheiro nesta altura do ano.
Aqui estão os envelopes dos lai si que recebi...o valor mais baixo são 20 cêntimos, porque foi numa distribuição de rua, simbólica, o mais elevado é de 100 patacas (equivalente a 8 euros). Menos mal, para quem é casada e pensava que não ia receber nada hehe.

Ainda no ano novo lunar..


Nos dias de entrada no novo ano lunar, sentia por todo o lado uma certa alegria e boa disposição...Kung hei fat choi! Dizia-se, e ainda se diz, quando as pessoas se encontram. Ainda estão muitas lojas fechadas, pertencentes àqueles que aproveitaram esta altura para ir visitar a família à China continental, ou simplesmente para tirar os únicos dias de férias por ano. Ouvem-se as peças de mahjong. Trabalha-se a meio gás. Ainda se realizam os almoços ou jantares de primavera. Fazem-se bichas para o cinema. Visitam-se os templos. Aumentam os preços, pois lá diz o ditado: ano novo, vida nova.

Kung Hei Fat Choi


Mais um ano lunar se aproxima. No dia 7 de Fevereiro passamos do ano do Porco para o ano do Rato. Os dias 7, 8, 9 são feriados chineses. Estes são os dias fortes, mas as festividades terminam no 15º dia depois do primeiro dia do calendário lunar, portanto no dia 22 de Fevereiro.
Ora, uma coisa é certa, este é um período muito importante para todos os chineses, assemelhando-se à época natalícia dos portugueses. È altura de interrupção escolar, altura de visitar a família, altura de compras.
Os casados pegam nos envelopes vermelhos, designados de lai si, que contém dinheiro, de preferência notas novas, para dar aos solteiros, sejam crianças ou adultos. Por isso, há uma corrida aos bancos para adquirir as notas novas. Dão sorte, como muitas outras crenças! Aliás, quase tudo está relacionado com coisas boas.
Há também um ditado que diz que consoante estiver o céu, assim será o ano, ou seja, se estiver limpo será ano de paz, se estiver muito enevoado será um ano com bastantes problemas. Ora como aqui o céu está quase sempre enevoado, prevê-se um ano com problemas hehe.
No entanto, paira no ar a convicção de que este ano vai ser um bom ano…mas acho que já diziam isso do ano do porco hehe

Deixo aqui apenas as previsões para o signo Serpente, que é o meu!
(1929, 1941, 1953, 1977, 1989 e 2001)

Tempo de reorganização

Não têm sido fáceis os últimos tempos. No longo do ano do porco, a serpente foi constantemente desafiada. Os signos chocam entre si. O porco é água e a serpente é fogo. Um anula o outro. São energias opostas. O ano do rato será uma espécie de dia seguinte. Tempos mais calmos virão, mas é melhor que os nativos não esperem nada de excepcional. No computo geral, o ano lunar que está a terminar implicou mudanças anormais na vida das pessoas nascidas no ano da serpente. Agora os nativos terão uma oportunidade para reorganizar as suas vidas com base nas novas situações que entretanto se criaram. É tempo de readaptação. Quanto a acontecimentos extraordinários, a serpente ainda terá que esperar.


Kung hei fat choi (dinheiro)
e Sun tan kin hong (saúde) - Cantonês
Gong xi fa cai e sheng ti jian kang - Mandarim

Na China, sê chinês, por isso cá está um kung hei fat choi na nossa porta;)