Variedade gastronómica

Este fim-de-semana foi uma variedade gastronómica: chinês, macaense e português.
No chinês come-se com pauzinhos, a bebida que servem é chá, não têm por hábito por guardanapos na mesa. Os pratos à escolha são muitos, mas a base é quase sempre a mesma, ora massa, ora arroz. Eu cá prefiro os de massa. E sempre acompanhados de legumes, normalmente grelos e pimentos. Comi massa com vaca, pimentos e molho chilli. "Esta quente!" penso eu nesta fotografia. Muito bom, garanto-vos.

Segundo uma foto que se encontra à entrada, o Dr. Mário Soares também já esteve aqui.

No macaense comi Minchi, um prato tradicional feito com carne picada e batatas fritas cortadas aos cubinhos, que reflecte bem as misturas ocidentais (portuguesas) e orientais. Claro que aqui servem tudo com arroz, e lá vinha o arroz sempre com o mesmo sabor característico. A bebida a acompanhar era também chá. Para comer em vez de pauzinhos é garfo e colher.

Do restaurante português não tenho fotografias. Situa-se numa rua típica da ilha da Taipa, que é uma das ilhas que fazem parte de Macau, juntamente com Coloane. Está ligada a Macau por uma ponte. Comi carne de porco à alentejana com faca e garfo :) Bebi vinho tinto e sangria.




2 comentários:

Cátia disse...

A variedade gastronómica tem de acompanhar a variedade cultural em todo o mundo... se em Portugal temos restaurantes chineses aí teria de haver um português!!! até porque há sempre um português em qualquer parte do globo:)

qual é a realção que existe por ái entre a comunidade portuguesa? Existe algum tipo de "centro de convivio" como na Suiça? Porque poa aía a comunidade portuguesa deve ser grande???

Sandra Gomes disse...

Bem, o que posso falar é apenas da minha curta experiência e breve impacto. E a probabilidade de estar errada também existe.Aqui não há centros de convívio ou organização de festas à portuga, com Quim Barreiros ou folclore à mistura. Pelo menos é o que me tenho apercebido.Existem muitos portugueses, é verdade, mas são na larga maioria licenciados, com bons empregos e cargos que convivem em grupos, à semelhança do que acontece em Portugal com o grupo de amigos e conhecidos que cada um tem. Coincidentemente, convivem por profissões: professores, advogados, jornalistas... Fui um dia à Casa de Portugal para saber se podia receber as informações deles por e-mail. A sra. que estava lá recebeu-me de forma seca e da mesma maneira respondeu que enviavam essa informação aos sócios...se eu quisesse ser sócia....(nem me informou de nada, preços ou afins, nada!). Claro que há pessoas simpáticas e eu já as encontrei, mas a comunidade em geral não é muito simpática ou genuína, como gostaria.
Bjs, S