FESTA DO BAPTISMO



A festa do baptismo é mais pequena do que a do casamento. O baptismo começa de manhã e acaba à tarde; a festa do casamento é igual, também começa de manhã, mas acaba mais tarde (meia-noite ou mais). Em Macau, normalmente, as festas realizam-se apenas à noite. O baptismo é uma cerimónia que se realiza para entrar na região católica.
Depois de se assistir ao baptismo, toda a gente vai para o restaurante. Em cima da mesa, há três copos (um para água, um para vinho tinto e outro para vinho branco), três pratos (um para sopa, um para carne e outro para peixe), duas facas (uma para carne e outro para peixe), duas colheres (uma para sopa e outra para sobremesa), dois garfos (um para carne e outro para peixe).
Primeiro, serve-se o aperitivo, que são as entradas. Há camarão, mexilhão, sardinhas fritas, caranguejo etc. Várias pratos! A seguir, há um intervalo longo.
Depois das entradas, servem-se os pratos principais: carne e peixe. Faz-se um intervalo entre os pratos.
Depois de um outro intervalo longo, come-se a sobremesa. A mousse de chocolate é muito diferente. Em Macau, normalmente, só se faz com pó de chocolate, mas, aqui, a mousse faz-se com chocolate verdadeiro e, por isso, o sabor é mais fofo, doce e forte. Esta é a minha sobremesa favorita!
Finalmente, toma-se um café, muito pequeno e forte. Em Macau, o café, normalmente, bebe-se ao lanche, em chávenas grandes.
O bolo de baptismo, em cima, é igualmente branco (mas é açúcar e não creme) e escrevem-se algumas palavras, como em Macau.
Durante a festa, há pessoas a tocar alguns instrumentos para nós dançarmos.
Todas as pessoas que participam na festa recebem uma pequena recordação.
Irene Kuan
*Revisão Rog. Monteiro

1 comentário:

Edelweiss disse...

é tao giro ver com os olhos de uma pesooa nascida e criada em macau o nosso país. os nossos hábitos.e perceber que esse mundo é tão estranho para eles, como o deles é para nós...
delicioso. Boa iniciativa!
até já...