sam sap sei (34)


Trinta e quatro anos já lá vão. Nasceu no dia 2 de Abril de 1974,quando a revolução dos cravos estava em fase de incubação, a poucos dias de ir para a rua. No lugar de Palhais, na freguesia de Cambres,no concelho de Lamego, num quarto pequeno, sua mãe sofria. Sofria e, pouco tempo depois, sorria. A felicidade estampada no rosto de ver mais um filho homem nos braços. Mas também preocupada. Afinal, era o sexto filho a nascer, depois de um menino e quatro meninas. E as dificuldades eram muitas. Deu à luz o pequeno Rogério.
O menino sempre foi calmo e sossegado. Gostava de brincar, mas só pisava o risco se alguém o incentivasse,como a irmã, que nasceu depois dele, ou com o primo. Ia brincar com o primo porque ele tinha brinquedos e ele não. O primo era invisual e, em troca, o pequeno Rogério já era um pequeno professor do seu primo. Assim, aprendeu braille.
Depois de perder os pais, as suas irmãs passaram a ser as suas mães.Um menino que foi sempre acarinhado e mimado. Sempre foi bom aluno na escola e seguiu o percurso até à universidade. Mas aqui foi a desgraça. Cinco dias por semana em Coimbra, e o pequeno Rogério sentia que tinha asas. Asas para voar, sonhar e viver.
Mas, nem tudo são rosas. E chegou à conclusão que viver é também estudar. Nos últimos anos conseguiu notas que não tinha conseguido nos anos anteriores. Mas na média final esses anos também contaram e reduziram a média da nota.
Depois da primeira experiência laboral na escola secundária da Batalha, a ensinar português, rapidamente se seguiu a desilusão do desemprego. Mas, oportunidades surgiram que o levaram até um país que ainda nem tinha nascido: Timor.
Aí sentiu-se revigorado e privilegiado por estar a viver com um povo que pouco mais tinha que nada. Seis anos passaram e o "menino" Rogério voltou à Ásia, desta vez para trabalhar e viver em Macau, cidade que considera "pequena, muito pequena".
Parabéns ao Rogério pelos seus 34 anos. E venham mais uns tantos;)

*o bolo custou os olhos da cara!

4 comentários:

Anónimo disse...

PARABENS ROG!! SÃO ATRASADOS, MAS MUITO SENTIDOS. DESEJO QUE CONTINUES A FESTEJAR MUITOS E BONS. ÉS UM RAPAZ 5 ESTRELAS, MERECES TUDO DE BOM.
UM BEIJO
RUTE

Cátia disse...

POIS É ...JÁ LÁ VÃO 34 ANOS LOL OS ANOS NÃO PERDOAM E A TUA VIDA TEVE UMA EVOLUÇÃO FANTÁSTICA... PARABÉNS POR TERES CONSEGUIDO ULTRAPASSAR TODAS AS ADVERSIDADES DA VIDA E POR TERES CHEGADO ONDE ESTÁS...É UMA PESSOA FANTÁSTICA QUE EU ADMIRO E RESPEITO... ÉS MUITO PARECIDO COM A MINHA MARAVILHOSA MÃE...VOÇES TÊM GARRA;)

BEIJINHOS GRANDES E MUITOS ANOS DE VIDA...

Anónimo disse...

Um beijo de parabéns (atrasados) ao Rogério. E um beijinho muito grande para ti,

Sandra (ou Maria, se preferires)

PS - O bolo é giríssimo! Valeu a pena o dinheirão ;-)

Anónimo disse...

Parabéns atrasados ao aniversariante.
Texto maravilhoso!!!
Beijos para os dois.