A palavra saudade está associada à família e amigos, já se sabe. Não é preciso dizer mais nada. Faltam os papás para apaparicar e amar incondicionalmente e os amigos para conversar e desabafar (os nossos ombros das alegrias e tristezas).
Mas há coisas, pequenas coisas, que fazem parte do nosso mundo, parte de nós, e das quais sentimos falta. Quando as temos, muitas vezes nem damos valor.
- Cheiro a terra molhada. Chove, chove muito, mas aquele cheirinho a terra molhada nunca se sente. Mas ouve-se a trovoada…e isso é bom quando estamos em casa.
- Brisa do mar. Rodeados de água quase por todos os lados, castanha é certo.E aquele cheiro a maresia…nada!
- Verão quente e fresco. O verão é quente, sim sra, mas é húmido. Isso significa que o ar fica muito abafado, como se estivéssemos dentro de uma estufa. E sua-se, mesmo parado. Mesmo à sombra, sua-se. Portanto Verão, não pode ser sinónimo de esplanadas. A única compensação é o ar condicionado. Vital! Mas, por favor, coloquem a temperatura um pouco mais alta. É que entrar em frigoríficos, como autocarros ou lojas, e depois sair para a estufa faz mal à saúde. Para além de prejudicar o ambiente, obviamente.
- Andar sem casaco ou guarda-chuva. Ai o que eu ansiava pelo Verão para deixar de parte os casacos chatos e os incómodos guardas-chuva. Tenho que me habituar a andar com eles no Verão. Ah…e calçado à prova de água também. Mas botas não, porque estão 30 graus! Os casacos 'e por causa do ar condicionado.
- Fruta com sabor a fruta. Existe muita variedade de fruta no mercado, todo o ano, mas se pensarmos em comprar morangos, cerejas, uvas…não sabem a nada. A minha fruta preferida são as mangas. São docinhas.
- Salsa. Coentros há muito, e coriandro também. O coriandro é vendido por salsa, mas falta-lhe o aroma! Portanto, os bolinhos de bacalhau não são os mesmos
- Árvores. Só numa das ilhas, mais afastada, é que há mais árvores por metro quadrado, mas as matas ou florestas cerradas, de quilómetros e quilómetros, não existem. Na cidade, os jardins escasseiam e também há pouco verde. Por isso, quantos mais vasinhos existirem nas varandas e terraços, melhor!
- Gatos. A minha pequena Sissi está em Portugal com os meus pais e só a sabem deseducar. Tanto que eu trabalhei para ter uma “menina” bem comportada e elegante. Estragam tudo. O que gostaria mesmo era de ter pelo menos 4 gatos. Sinto mesmo falta, mas sei que muita gente não entende. Eles existem pelas ruas, sim, mas só tentei ter um em casa, que tive de devolver, infelizmente. Foi “castrada”, mas por um veterinário que devia ter a cabeça no ar, e ela continuou com cio e sem solução. Por falar em gatos, faz-me lembrar uma das minhas idas ao gatil aqui do sítio, onde estive a conviver com os gatos e cheguei a casa toda picada das pulgas. Nunca tal me tinha acontecido hehehe.
-
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Sei do que falas....como sei!
Não sentes falta do vento e do sol radiante num céu limpo? A mim era o que mais me atormentava!! Ainda me lembro de quando cheguei cá...fazer figura de parva...quando apanhei o táxi e vim parte da viagem até casa com a cabeça pendurada na janela do táxi! lol
Enviar um comentário