A Portuguesa no café

Saí para tomar café, num pequeno café de esquina que tem um toque ocidental. O café expresso nem é mau, no entanto um pouco semelhante ao café que fazemos em casa. Levei alguns contos comigo para ler, e tmabém o livro "As pequenas memórias" de José Saramago, que assim como tarde ele começou a escrever, tarde eu o descobri e comecei a ler.
Tinha algumas tarefas que fazer ao computador, mas já me sentia cansada e por isso decidi sair, até porque em casa tenho de ter sempre a luz acesa, por falta de claridade.
Ora, o que achei curioso, enquanto estava embrenhada nas minhas leituras, com o ruído de fundo das conversas em cantonês e filipino, comecei a ouvir o hino português. Rapidamente tentei ver de onde vinha aquele som. Pensei que fosse um daqueles carros com megafone que fosse a passar na rua, alusivo a alguma comemoração portuguesa. Mas, qual não foi o meu espanto, quando reparei que vinha de um telemóvel de um chinês, sentado na mesa ao lado da minha. Tenho cá um palpite que ele nem sabe que música é aquela.
Já uma aluna do Rog tem uma música de Rui Veloso como toque de telemóvel, mas como estuda português, achei um pouco mais normal.
Agora, num café...nunca pensei ouvir "A Portuguesa".

Sem comentários: