A subida mundial do preço dos cereais, causada entre outras razões pelo desenvolvimento dos biocombustíveis, também está a afectar os preços da cerveja na China, o maior produtor e consumidor mundial desta bebida, informa hoje a imprensa local.
De acordo com o jornal Xiamen Daily, em cidades como Pequim, o preço de uma garrafa (60 centilitros) subiu de 1,50 para 1,80 renminbi (de 14 cêntimos para 17 cêntimos) nos últimos meses, e os analistas do sector prevêem que gradualmente o preço chegue este ano a 2,50 renminbi (24 cêntimos).
Os analistas indicaram que durante muito tempo a produção de cerveja se manteve com uma margem de lucro muito baixa, devido à grande concorrência no país, que tem centenas de marcas da bebida.
Apesar da grande produção de 3,6 milhões de toneladas, os analistas apontam para que os lucros no sector sejam de apenas 680 milhões de dólares (cerca de 463 milhões de euros).
Como 50% da cevada usada na produção chinesa de cerveja tem de ser importada, o preço da bebida acabou por ser afectado pelos aumentos da matéria-prima no mercado internacional.
O preço da cevada importada, por exemplo, da Austrália, um dos principais fornecedores, subiu de 40 para 55 dólares (de 27 para 37,5 euros) a tonelada.
Adaptado da Agência Lusa / 3 Jan 08
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário